"Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas." (Gn 1.3-4)

"A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."
Ivan Lima

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Arquivos extensão RAW

Fotografe em RAW

Chegou a hora de usar pra valer. O melhor formato de arquivo para gravar suas fotos era o JPEG. Não pela qualidade mas sim para comprimir arquivos e ter o melhor custo beneficio, mesmo perdendo um pouco. Porém o RAW, hoje encontra suporte em todos os principais softwares de edição de imagens, o Custo dos cartões caiu muito e o custo de armazenamento de dados HDS e DVDs está muito baixo, por exemplo vi hoje um HD de 500GB está saindo por R$ 390,00

O que é RAW?

O RAW não é um formato único. Cada fabricante de câmeras digitais tem o seu próprio formato nativo e, coletivamente, estas formatos são conhecidos como RAW. O RAW da Canon, por exemplo, usa a extensão .cr2, enquanto a Nikon cria arquivos.nef. Os formatos RAW são todos únicos e proprietários e incompatíveis entre eles. A Adobe irritada com a falta de um padrão criou o seu próprio RAW que é o .DNG ( digital negative ).

Se eu fosse um fotografo o que eu faria em relação a isto ?

1) Se usar o Adobe Lightroom, ( que é um show ) simplesmente na hora de baixar as imagens para dentro do computador use a opção "copy photo as digital negative (dng) and import" significa baixar para o pc permanecendo em RAW porém da adobe pois posso editar, melhorar arrumar e continuar salvando em RAW pois se for CR2 ou NEF eu edito no photoshop e ai tenho que salvar em jpg ou outro formato pois não consigo salvar no proprio arquivo.

2) Outra forma, é um programa free da própria adobe que já ao baixar as imagens RAW transforma em DNG (RAW da Adobe ) sem perda alguma para depois editar no photoshop ou outro editor http://www.adobe.com/br/products/dng/

Não importa seu RAW, a idéia é a mesma. Os arquivos RAW são representações cristalinas do que é capturado pelos sensores da câmera quando você dá o click.imagens totalmente não processadas.

Ser for JPEG, a câmera através do processador executa um conjunto de rotinas como ajustes de nitidez, do balanço de branco e correções de cor.

O mais importante é que o RAW preserva todas as cores como originalmente capturadas, usualmente 16 bits por pixel. Quando uma foto é gravada em JPEG, a câmera reduz o número total de cores para 8 bit por pixel. Resumindo, se você editar suas imagens depois, a fidelidade do RAW resultará em melhores fotografias.

Raw então é a oitava maravilha ?

Sim, porém, pode existir algumas desvantagens em trabalhar com o RAW:

1)Se sua Camera for antiga leva mais tempo para salvar as imagens no cartão. Neste momento também se você tem uma camera mais moderna atente para a velocidade de gravação do seu cartão de memória.

2)O tamanho dos arquivos é outra coisa a se levar em consideração. arquivos JPEG de melhor qualidade ficam em torno de 2.5mb à 3.5mb, enquanto seus equivalentes em RAW ocupam 5 MB a 7mb. Isso pode não ser um problema pois os valores de cartões gigantes ficaram muito baratos e cada vez mais este custo vem baixando.

Transferindo imagens RAW para o PC

Não há nada diferente relativo aos formatos RAW sobre transferência das imagens da câmera para o computador. Seja qual forma for a comunicação é a mesma para arquivos JPG. Depois de baixar os arquivos no PC, muda um pouco.

Software compatível com RAW

O Windows XP não conhece absolutamente nada sobre arquivos RAW. Nas suas pastas, imagens RAW aparecerão com ícones sem identificação ou descrição alguma e não haverá previews ou miniaturas das fotos. Clicar duas vezes sobre o arquivo, portanto, não produzirá efeito algum se não estiver linkado a nenhum software. Muitos softwares tornam as imagens RAW equivalentes a qualquer outro formato de imagem reconhecido pelo Windows.

Trabalhar com arquivos RAW vai variar um pouco, pois quando você abrir no photoshop antes mesmo de abrir ele abre o plugin da camera que é uma ferramenta poderosa e linda, que permitem muitos ajustes antes de virar uma foto é como se você não tivesse finalizado a captura. por exemplo, ajuste de brancos, exposição, nitidez, histograma e muitos outros ajustes.

Experimente, você vai gostar do resultado. Na realidade, você não verá uma dramática diferença de qualidade ao comparar fotografias nos dois formatos, porém se pra você uma lente um pouco melhor faz a diferença pois aumenta um pouco a qualidade, esta na hora de mudar. O benefício real do RAW é facilitar a obtenção de resultados muito bons após a edição das imagens no PC, porém se você não gasta tempo editando suas fotos, então o RAW pode não ser importante.

Espero ter ajudado a entender melhor, maiores explicações fale comigo.

Luciano Zandoná
Photo Virtual
54 3214.6453

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO