"Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas." (Gn 1.3-4)

"A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."
Ivan Lima

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A fotografia e a Sociedade

A sociedade fotográfica

Como todas as outras atividades a fotografia cria seus próprios grupos sociais. Surgem lugares onde fotógrafos se encontram, publicações especializadas, gírias, conceitos de valores, enfim, uma sociedade da fotografia, um mundo cultural com suas regras e peculiaridades.

Os pontos de encontros

Sejam físicos ou virtuais, cada vez mais surgem lugares onde fotógrafos se reúnem para trocar experiências, tirar dúvidas ou apenas papear. Mas com a popularização da internet os locais virtuais, ou seja, na rede, se multiplicaram até um ponto que seria impensável há alguns anos atrás.

O advento da fotografia digital também criou um numero maior de fotógrafos amadores, que querem meios também digitais para se envolver mais com a fotografia. Cito as listas de discussão, em especial as do Yahoo! como um dos primeiros locais para fotógrafos conversarem na internet. A lista FotoBrasil por exemplo (http://br.groups.yahoo.com/group/FotoBrasil) foi fundada em 1998, ainda na web 1.0, e já teve 85 mil mensagens postadas. Com 1467 membros, reúne desde renomados fotógrafos até amadores e iniciantes.

O Photosig também foi um pioneiro na postagem de fotos para comentários, e até hoje reúne principalmente profissionais. Outros sites nacionais seguiram esse modelo. Depois surgiram os Blogs, Fotoblogs e Orkut, e nos últimos anos Flickr e Picasa também ganharam força. Há muitos outros claro, na verdade é difícil listar, pois são muitos e de muitos tipos os sites onde fotógrafos podem postar fotos e comentários.

Eu ainda participo de um Foto-Clube, o Grupo Luminous de Fotografia, fundado em 2000 aqui em São Paulo, do qual sou associado. O "Grupo Luminous" é formado por fotógrafos profissionais e amadores que se reunem, para trocar experiências, discutir técnicas, tendências e equipamentos e para apresentarem seus trabalhos e debatê-los.

Saídas fotográficas

Outro movimento social que ganhou força, dentro do mundo da fotografia, foram as saídas fotográficas. Uma saída fotográfica é quando um grupo de fotógrafos se reúne e saí junto pelas ruas ou um local específico para fotografar. Eles se juntam assim por segurança ou para desenvolverem o tema em conjunto.

As saídas em si não são novidade, mas é inédito a quantidade em que elas tem acontecido. Grupos de alunos, amigos, membros de listas na internet, usuários do flickr, enfim, diversos tipos de grupos, desde amadores á profissionais, em turmas bem organizadas ou não, tem saído ás ruas para registrar a vida da cidade. Em São Paulo essas saídas são quase semanais. No flickr há um grupo chamado “Saídas/rolês em SP” onde os fotógrafos marcam encontros, mostram as suas fotos e até planejam um livro coletivo.

Amizades

Para mim, nestes 11 anos como fotógrafo, a fotografia se mostrou uma ótima fonte de bons amigos. Acho que pelas próprias características da atividade, ou seja, ser uma mistura de técnica e arte, e ainda ter diferentes aplicações variadas como arte, lazer, hobby, trabalho ou estudo, acaba atraindo pessoas muitos diferentes entre si, porém sempre de nível cultural elevado.

É uma atividade multi-interessante e que atrai pessoas muito interessantes!

Querer penetrar num meio de comunicação, ter controle sobre a criação, desenvolver um hobby, ou seja, sair do lugar comum, não se conformar mas sim dar forma ao mundo ao seu redor, são atitudes engajadas. É como ir par a margem da sociedade, já que no centro estão os conformados. Não se conformar é ser agente das mudanças. E a fotografia muitas vezes é isso, pois é uma das ferramentas que podem ajudar a modificar o mundo.

O lugar da fotografia na sociedade

A fotografia usa a sociedade e a sociedade usa a fotografia. Ao longo dos quase dois séculos da fotografia, ela foi usada para contestar e para apoiar grupos sociais, governos e indivíduos. Mas a técnica fotográfica também se beneficiou da sociedade. Graças ao desenvolvimento tecnológico, primeiro da revolução industrial e depois da informática, apenas para não me estender, a fotografia surgiu e se desenvolveu muito. Também graças aos meios de comunicação em massa e ao consumismo a fotografia passou a ser cada vez mais consumida, o que possibilitou investimentos cada vez maiores em câmeras, filmes, papéis, lojas e em todo o universo fotográfico.

Hoje a fotografia é parte essencial da sociedade. Presente em praticamente tudo, pode levantar ou derrubar celebridades, confirmar notícias, desmentir políticos, servir á fofocas, vender revistas, promover sites e contar piadas.

Com usos tão variados e com toda sua abrangência, a fotografia é quase onipresente, isso é ampliado pelas vendas de câmeras digitais que aumentaram de forma incalculável (pois não se sabe quantas são vendidas no mercado ilegal). Dessa forma a sociedade sofre até mesmo uma overdose fotográfica.

Yuri Bittar
Designer / Fotógrafo / Historiador
Atualmente ministra o curso A fotografia e a Cultura Visual
http://www.yuribittar.com
http://www.2communication.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO