"Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas." (Gn 1.3-4)

"A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."
Ivan Lima

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Canon EOS Rebel Xs


Detalhes
Com seu sensor CMOS de 10,1 Megapixels e diversas tecnologias herdadas dos modelos de câmeras mais avançadas da Canon, a EOS XS poe ao alcance dos consumidores todas as possibilidades de imagem EOS em uma câmera acessível e fácil de usar.
Tipo Câmera digital reflex, com AF/AE e flash embutido
Mídia de gravação Cartão de memória SD/ SDHC
Tamanho do sensor de imagem 22,2 mm x 14,8 mm
Objetivas compatíveis Objetivas Canon EF (incluindo as objetivas EF-S)
(equivalentes a 35 mm com distância focal de aprox. 1,6x da distância focal da objetiva)
Encaixe da objetiva Encaixe Canon EF/EF-S

Sensor de imagem
Tipo Sensor CMOS, de alta resolução, de alta sensibilidade
Resolução efetiva Aprox. 10,10 MP
Número total de pixels Aprox. 10,50 MP
Aspecto do sensor 3:2 (Horizontal:Vertical)
Sistema de filtros de cores Filtros de cores primárias RGB
Filtro low-pass Localizado em frente do sensor de imagem, não removível
Recurso de eliminação de poeira
(1) Limpeza automática do sensor
(2) Limpeza manual do sensor
(3) Dados da eliminação de poeira adicionados à imagem capturada

Sistema de gravação
Formato de gravação Regra de design para o sistema de arquivos de câmeras 2.0
Tipo da imagem JPEG, RAW (12 bits, original Canon) RAW + JPEG
Tamanho do arquivo
(1) Large / Fine: Aprox. 3,8 MB (3888 x 2592 pixels)
(2) Large/Normal: Aprox. 2,0 MB (3888 x 2592 pixels)
(3) Medium / Fine: Aprox. 2,3 MB (2816 x 1880 pixels)
(4) Medium / Normal: Aprox. 1,2 MB (2816 x 1880 pixels)
(5) Small / Fine: Aprox. 1,3 MB (1936 x 1288 pixels)
(6) Small / Normal: Aprox. 0,7 MB (1936 x 1288 pixels)
(7) RAW: Aprox. 9,8 MB (3888 x 2592 pixels)
Os tamanhos exatos dos arquivos dependem do tema, velocidade ISO, do Picture Style.
Numeração dos arquivos Numeração consecutiva, reinicialização automática, reincialização manual.
Gravação simultânea RAW + JPEG Fornecido
Espaço de cor sRGB, Adobe RGB
Picture Style Padrão, Retrato, Paisagem, Neutro, Fiel, Monocromático, Definido pelo usuário 1-3

Processamento das imagens
Balanço automático do branco Automático, Luz do dia, Sombra, Nublado, Luz de tungstênio, Luz fluorescente branca, Flash, Personalizado
Compensação da temperatura da cor Correção do balanço do branco: ±9 pontos em incrementos de pontos inteiros. "Bracketing" do balanço do branco: ±3 pontos em incrementos de pontos inteiros. É possível o ajuste da direção do azul / amarelo ou do magenta / verde.

Visor ótico
Tipo Pentaprisma de nível ocular
Cobertura Vertical / horizontal aprox. 95%
Ampliação Aprox. 0,81x (-1 dpt com objetiva de 50 mm ajustada para infinito)
Ponto de visão Aprox. 21mm (a partir do centro da lente do visor ótico)
Ajuste de dioptrias incorporado -3.0 a ±1,0 dpt
Tela de focagem Fixo, fosco de precisão
Espelho Espelho de retorno rápido (transmissão: taxa de reflexão de 40:60, sem efeito de vinheta com objetiva EF600mm f/4L IS USM ou de menor distância)
Informações sobre o visor ótico Informações sobre AF (pontos de AF, luz de confirmação de foco), informações sobre exposição (velocidade do obturador, abertura, trava de AE, nível de exposição, velocidade ISO, aviso de exposição), informações sobre flash (flash pronto, sincronismo em alta velocidade, trava de FE, compensação da exposição do flash), disparo monocromático, correção do balanço do branco, burst máximo, informações sobre o cartão de memória.
Visualização da profundidade de campo Ativada com o botão de visualização da profundidade de campo

Autofoco
Tipo Registro de imagem secundário TTL, detecção de fase
Pontos de AF 7 pontos de AF
Faixa de medição EV 0,5-18 (ISO 100 em 23 °C / 73 °F)
Modos de focagem AF de um disparo, AF Servo AI matricial, AF Foco AI, focagem manual (MF)
Seleção de ponto de AF Seleção automática, seleção manual
Visualização do ponto de AF selecionado Sobreposto no visor ótico e indicado no monitor de LCD
Luz de assistência ao AF Pequena série de flashes disparados pelo flash incorporado
Distância efetiva: Aprox. 4,0 m / 13,1 pés no centro, aprox. 3,5 m / 11,5 pés nas áreas periféricas do enquadramento.

Controle de exposição
Modos de medição
Medição da abertura total TTL de 35 zonas
Medição matricial (pode estar ligada a qualquer ponto de AF)
Medição parcial (aprox. 10% do visor ótico no centro)
Medição média com ponderação central
Faixa de medição EV 1-20 (em 23 ºC / 73 °F com objetiva EF 50mm f/1.4 USM, ISO 100)
Controle de exposição Programa AE, (Totalmente automático, Retrato, Paisagem, Close-up, Esportes, Retrato noturno, Flash desligado, Programa), AE com prioridade no obturador, AE com prioridade na abertura, AE de profundidade de campo, exposição manual, autoflash E-TTL II
Velocidade ISO (Índice de exposição recomendado) Modos de zona básica: ISO 100-800 definido automaticamente / Modos de zona criativa: ISO 100-1600 (em incrementos de 1 ponto), Automático
Compensação de exposição Manual: ±3 pontos em incrementos de 1/3 ou 1/2 ponto (pode ser combinada com Bracketing) / Bracketing: ±3 pontos em incrementos de 1/3 ou 1/2 ponto
Trava de AE Automático: Quando o foco é alcançado com medição matricial e AF de um disparo
Definido pelo usuário: Pelo botão de trava de AE

Obturador
Tipo Obturador de plano focal controlado eletronicamente
Velocidades do obturador 1/4000 s a 30 s, lâmpada, sincronismo do Flash em 1/200 s (Faixa total da velocidade do obturador. A faixa disponível varia de acordo com o modo de disparo).
Liberação do obturador Liberação eletromagnética por meio de toque suave
Temporizador 10 s ou de 2 s mais disparo contínuo
Controle remoto Remote Switch RS-60E3

Flash incorporado
Tipo Flash retrátil, pop-up automático
Medição do flash Autoflash E-TTL II
Número de guia 13/43 (ISO 100, em metros / pés)
Tempo de religamento Aprox. 3 s
Indicador de flash pronto O ícone do flash pronto se ilumina no visor ótico
Cobertura do flash ângulo de visão da objetiva de 17 mm
Trava de FE Fornecido
Compensação da exposição do flash Até ±2 pontos em incrementos de 1/3 ou 1/2 ponto

Speedlite externo Zoom para combinar com a distância focal fornecido, com Speedlites
Flash compatível Speedlites Série EX
Medição do flash Autoflash E-TTL II
Compensação da exposição do flash ±2 pontos em incrementos de 1/3 ou 1/2 ponto
Trava de Exposição com Flash FE Fornecido
Configurações do flash externo É possível definir no menu da câmera o flash incorporado e o Speedlite 430EX II/ 580EX II.


Sistema de acionamento
Velocidade de disparo contínua Máximo de aprox. 3,0 disparos / s (disparos únicos possíveis)
Burst máximo JPEG (Large/Fine): Aprox. 514 (até que o cartão de memória fique cheio); RAW: aprox. 5; RAW + JPEG (Large/Fine): aprox. 4
Com base nos padrões de teste da Canon com um cartão CF de 2 GB, ISO 100 e Picture Style padrão.
Varia dependendo do tema, velocidade do cartão de memória, marca do cartão de memória SD, qualidade de gravação da imagem, tamanho do arquivo, etc.

Funções Live View
Modos de disparo
(1) Disparo Live View
(2) Disparo Live View Remoto (conectado a um PC com software EOS Utility instalado.)

Focagem
Focagem manual Autofoco (modo Rápido, modo Live)
Modos de medição Medição matricial com o sensor de imagem
Faixa de medição EV 0-20 (em 23 °C / 73 °F com objetiva EF 50mm f/1.4 USM, ISO 100)
Grade de Visualização Fornecido
Simulação de exposição Exposição simulada visualizada em tempo real

Monitor de LCD
Tipo Monitor de cristal líquido em cores tipo TFT
Tamanho do monitor 2,5"
Pontos Aprox. 230.000
Cobertura Aprox. 100% (ângulo de visão: aprox. 170º)
Ajuste de brilho 7 níveis fornecidos
Idiomas de interface 20


Reprodução da imagem
Formato de exibição Uma imagem, uma imagem + qualidade de gravação da imagem, informações sobre disparo, histograma, índice de 4-9 imagens, visão ampliada (aprox. 1,5x - 10x, ativado em 15 passos), imagem girada, avanço de imagem (por 1/10/100 imagens ou data em que foi tirada)
Alerta de áreas realçadas Fornecido (realces com superexposições piscam)


Proteção e exclusão de imagem
Proteção É possível proteger contra exclusão ou não imagens individuais
Apagar Uma imagem, imagens selecionadas ou todas as imagens no cartão podem ser excluídas (exceto imagens protegidas) de uma só vez.


Impressão direta
Impressoras compatíveis Impressoras compatíveis com PictBridge
Imagens imprimíveis Imagem JPEG compatível com a regra de design para o sistema de arquivos de câmeras (é possível a impressão DPOF)
Recurso Easy Print Fornecido

DPOF: Digital Print Order Format
DPOF Compatível com a versão 1.1

Direct Image Transfer
Imagens compatíveis Imagens JPEG e RAW - Apenas imagens JPEG podem ser transferidas como papel de parede na tela do PC

Personalização
Funções personalizadas Total 12
Registro Meu Menu Fornecido

Interface
Terminal USB Para comunicação com PC e impressão direta (USB 2.0 de alta-velocidade)
Terminal de saída de video NTSC / PAL selecionável

Fonte de alimentação
Bateria Battery Pack LP-E5
A alimentação CA pode ser fornecida através do AC Adapter Kit ACK-E5 (com o Battery Grip BG-E5 opcional instalado, podem ser usadas pilhas tamanho AA)
Número de disparos Número de disparos (aprox.)
Temperatura
Condições de disparo
Sem flash
Uso de flash 50%
Disparo normal
23 °C / 73 °F
600
500
0 °C / 32 °F
500
400
Disparo Live View
23 °C / 73 °F
200
190
0 °C / 32 °F
190
180
Teste da bateria Automático
Economia de energia Fornecido. A alimentação é desligada após 30 s, 1, 2, 4, 8 ou 15 min
Pilha de data/hora Pilha secundária incorporada
Tempo de início Aprox. 0,1 s (com base nos padrões de teste CIPA)

Dimensões e peso
Dimensões (LxAxP) Aprox. 126,1 x 97,5 x 61,9 mm / 4,96 x 3,8 x 2,4"
Peso Aprox. 450,76 g / 450g (apenas o corpo principal)

Ambiente operacional
Faixa de temperatura de operação 0 a 40 °C / 32 a 104 °F
Faixa de umidade operacional 85% ou menos

Câmeras Especificações

Canon EOS Rebel Xsi
Canon EOS-1 D Mark III
Canon EOS-1 Ds Mark III
Canon EOS 5D Mark II
Canon EOS 50D
Canon EOS Rebel Xs
Canon Rebel T1i

Nikon D3
Nikon D700
Nikon Cooplix S210
Nikon Coolpix S60
Nikon Coolpix L19

Canon EOS Rebel Xsi





Detalhes
A nova EOS Rebel XSi vem com uma incrível inovação: oferece o Sistema Integrado de limpeza do sensor, a função de visualizaçao ao vivo (Live View), um processador de imagem DIGIC III de terceira geração e o novo sensor CMOS de 12.2 megapixels. A EOS Rebel XSi está disponível num kit com a nova lente EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS com estabilizador ótico de imagem. Além disso, inclui uma nova tela LCD de 3,0 polegadas e agora aceita cartões de memória SD e SDHC, incluindo uma linha de acessórios que reforça cada aspecto de sua experiência fotográfica.
Especificações
Tipo Câmera digital reflex, com AF/AE e flash incorporado
Mídia de gravação Cartão de memória SD/SDHC
Tamanho do sensor de imagem 22,2 mm x 14,8 mm
Objetivas compatíveis Objetivas Canon EF (incluindo as objetivas EF-S)
(equivalentes a 35 mm com distância focal de aprox. 1,6x da distância focal da objetiva)
Encaixe da objetiva Encaixe Canon EF/EF-S

Sensor de imagem
Tipo Sensor CMOS, de alta resolução, de alta sensibilidade
Resolução efetiva Aprox. 12,20 MP
Número total de pixels Aprox. 12,40 MP
Aspecto do sensor 3:2 (Horizontal:Vertical)
Sistema de filtros de cores Filtro de cores primárias RGB
Filtro low-pass Posicionado em frente ao sensor de imagem, não removível

Recurso de eliminação de poeira
(1) Limpeza automática do sensor
(2) Limpeza manual do sensor
(3) Dados de eliminação de poeira adicionados à imagem capturada

Sistema de gravação
Formato de gravação Regra de design para o sistema de arquivos de câmeras 2.0
Tipo da imagem JPEG, RAW (14 bits, original Canon), RAW + JPEG
Tamanho do arquivo
(1) Large / Fine: Aprox. 4,0 MB (4272 x 2848 pixels)
(2) Large/Normal: Aprox. 2,2 MB (4272 x 2848 pixels)
(3) Medium / Fine: Aprox. 2,5 MB (3088 x 2056 pixels)
(4) Medium / Normal: Aprox. 1,3 MB (3088 x 2056 pixels)
(5) Small / Fine: Aprox. 1,6 MB (2256 x 1504 pixels)
(6) Small / Normal: Aprox. 0,8 MB (2256 x 1504 pixels)
(7) RAW: Aprox. 15,3 MB (4272 x 2848 pixels)
Os tamanhos exatos dos arquivos dependem do tema, velocidade ISO, do Picture Style.

Numeração dos arquivos Numeração consecutiva, reinicialização automática, reincialização manual.
Gravação simultânea RAW + JPEG Fornecido
Espaço de cor sRGB, Adobe RGB
Picture Style Padrão, Retrato, Paisagem, Neutro, Fiel, Monocromático, Definido pelo usuário 1-3


Processamento das imagens
Tipo Automático, Luz do dia, Sombra, Nublado, Luz de tungstênio, Luz fluorescente branca, Flash, Personalizado
Compensação da temperatura da cor Correção do balanço do branco: ±9 pontos em incrementos de pontos inteiros. "Bracketing" do balanço do branco: ±3 pontos em incrementos de pontos inteiros
É possível o ajuste da direção do azul / amarela ou do magenta / verde.
Transmissão das informações sobre a temperatura da cor Fornecido

Visor ótico
Tipo Pentaprisma de nível ocular
Cobertura Vertical / horizontal aprox. 95%
Ampliação Aprox. 0,87x (-1 dpt com objetiva de 50 mm ajustada para infinito)
Ponto de visãoAprox. 19 mm (a partir do centro da lente do visor ótico)
Ajuste de dioptrias incorporado -3,0 a +1,0 dioptria
Tela de focagem Fixo, fosco de precisão
Espelho Espelho de retorno rápido (transmissão: taxa de reflexão de 40:60, sem efeito de vinheta com objetiva EF600mm f/4L IS USM ou de menor distância)
Informações sobre o visor ótico Informações sobre AF (pontos de AF, luz de confirmação de foco), informações sobre exposição (velocidade do obturador, abertura, trava de AE, nível de exposição, velocidade ISO, aviso de exposição), informações sobre flash (flash pronto, sincronismo em alta velocidade, trava de FE, compensação da exposição do flash), disparo monocromático, correção do balanço do branco, burst máximo, informações sobrte o cartão de memória.
Visualização da profundidade de campo Ativada com o botão de visualização da profundidade de campo

Autofoco
Tipo Registro de imagem secundário TTL, detecção de fas
Pontos de AF 9 pontos de AF
Faixa de medição EV -0,5-18 (ISO 100 em 23 °C / 73 °F)
Modos de focagem AF de um disparo, AF Servo AI matricial, AF Foco AI, focagem manual (MF)
Seleção de ponto de AF Seleção automática, seleção manual
Visualização do ponto de AF selecionado Sobreposto no visor ótico e indicado no monitor de LCD
Raio de luz de assistência ao AF Pequena série de flashes disparados pelo flash incorporado
Distância efetiva: Aprox. 4,0 m / 13,1 pés no centro, aprox. 3,5 m / 11,5 pés na periferia.

Controle de exposição
Modos de medição
Medição da abertura total TTL de 35 zonas
Medição matricial (pode estar ligada a qualquer ponto de AF)
Medição parcial (aprox. 9% do visor ótico no centro)
Medição em ponto (aprox. 4% do visor ótico no centro)
Medição média com ponderação central
Faixa de medição EV 1-20 (em 23 ºC / 73 °F com objetiva EF 50mm f/1.4 USM, ISO 100)
Controle de exposição Programa AE, (Totalmente automático, Retrato, Paisagem, Close-up, Esportes, Retrato noturno, Flash desligado, Programa), AE com prioridade no obturador, AE com prioridade na abertura, AE de profundidade de campo, exposição manual, autoflash E-TTL II
Velocidade ISO (Índice de exposição recomendado) Modos de zona básica: ISO 100-800 definido automaticamente / Modos de zona criativa: ISO 100-1600 (em incrementos de 1 ponto), Automático
Compensação de exposição Manual: ±2 4 pontos em incrementos de 1/3 ou 1/2 ponto (pode ser combinada com Bracketing) / Bracketing: ±2 pontos em incrementos de 1/3 ou 1/2 ponto
Trava de Exposição (AE lock)
Automático Quando o foco é alcançado com medição matricial e AF de um disparo
Manual Pelo botão de trava de AE

Obturador
Tipo Obturador de plano focal controlado eletronicamente
Velocidades do obturador 1/4000 s a 1/60 s, sincronismo do X em 1/200 s / 1/4000 s a 30 s, modo Bulb (Faixa total da velocidade do obturador. A faixa disponível varia de acordo com o modo de disparo).
Liberação do obturador Liberação eletromagnética por meio de toque suave
Temporizador 10 s ou de 2 s mais disparo contínuo
Controle remoto Remote Switch RS-60E3 / Remote Controller RC-1/RC-5

Flash incorporado
Tipo Flash retrátil, pop-up automático
Medição do flash Autoflash E-TTL II
Número de guia 13/43 (ISO 100, em metros / pés)
Tempo de religamento Aprox. 3 s
Indicador de flash pronto O ícone do flash pronto se ilumina no visor ótico
Cobertura do flash ângulo de visão da objetiva de 17 mm
Trava de Exposição de Flash FE Fornecido
Compensação da exposição do flash ±2 pontos em incrementos de 1/3 ou 1/2 ponto

Speedlite externo
Speedlite dedicado a EOS Autoflash E-TTL II com Speedlites Série EX
Zoom para combinar com a distância focal Fornecido
Flash compatível Speedlites Série EX
Medição do flash Autoflash E-TTL II
Compensação da exposição do flash ±2 pontos em incrementos de 1/3 ou 1/2 ponto
Trava de FE Fornecido
Configurações do flash externo Configurações da função do flash, configurações C.Fn do flash
Terminal para PC N / D

Sistema de acionamento
Velocidade de disparo contínua Máximo de aprox. 3,5 disparos / s (disparos únicos possíveis)
Burst máximo
JPEG (Large/Fine): Aprox. 53, RAW: Aprox. 6
RAW+JPEG (Large/Fine): Aprox. 4
Com base nos padrões de teste da Canon com um cartão CF de 2 GB, ISO 100 e Picture Style padrão.
Varia dependendo do tema, marca do cartão de memória SD, qualidade de gravação da imagem, etc.

Funções Live View
Modos de disparo
(1) Disparo Live View
(2) Disparo Live View Remoto (conectado a um PC com o software EOS Utility instalado)

Focagem
Focagem manual Autofoco (modo Quick, modo Live)
Modos de medição Medição matricial com o sensor de imagem
Faixa de medição EV 0 a 20 (em 23 °C / 73 °F com objetiva EF 50mm f/1.4 USM, ISO 100)
Visualização de grade Fornecido
Simulação de exposição Exposição simulada visualizada em tempo real

Monitor de LCD
Tipo Monitor de cristal líquido em cores tipo TFT
Tamanho do monitor 3,0"
Pontos Aprox. 230.000 pixels
Cobertura Aprox. 100%
Ajuste de brilho 7 níveis fornecidos
Idiomas de interface 20

Reprodução da imagem
Formato de exibição Uma imagem, uma imagem + qualidade de gravação da imagem, informações sobre disparo, histograma, índice de 4-9 imagens, visão ampliada (aprox. 1,5x - 10x), imagem girada, avanço de imagem (por 1/10/100 imagens ou data em que foi tirada)
Alerta de áreas realçadasFornecido (realces com superexposições piscam)

Proteção e exclusão de imagem
Proteção É possível proteger contra exclusão ou não imagens individuais
Apagar Uma imagem, imagens selecionadas ou todas as imagens no cartão podem ser excluídas (exceto imagens protegidas) de uma só vez.

Impressão direta
Impressoras compatíveis Impressoras compatíveis com PictBridge
Imagens imprimíveis Imagem JPEG compatível com a regra de design para o sistema de arquivos de câmeras (é possível a impressão DPOF
Recurso Easy Print Fornecido

DPOF: Digital Print Order Format
DPOF Compatível com a versão 1.1

Direct Image Transfer
Imagens compatíveis Imagens JPEG e RAW
*Apenas imagens JPEG podem ser transferidas como papel de parede na tela do PC

Personalização
Funções personalizadas Total 13
Registro Meu Menu Fornecido

Interface
Terminal USB Para comunicação com PC e impressão direta (USB de alta-velocidade)
Terminal de saída de video NTSC / PAL selecionável

Fonte de alimentação
Bateria Battery Pack LP-E5 (Quantidade 1)
A alimentação CA pode ser fornecida através do AC Adapter Kit ACK-E5
Com o Battery Grip BG-E5, podem ser usadas pilhas tipo AA

Número de disparos
Temperatura
Condições de disparo
Sem flash
Uso de flash 50%
Em 23 °C / 73 °F
Aprox. 600
Aprox. 500
Em 0 °C/32 °F
Aprox. 500
Aprox. 400

Autonomia da bateria Os números acima se aplicam quando é usado uma bateria LP-E5 completamente carregada .Os números acima estão baseados nos padrões de teste da CIPA (Camera & Imaging Products Association)
Teste da bateria Automático
Economia de energia Fornecido. A alimentação é desligada após 30 s, 1, 2, 4, 8 ou 15 min
Pilha de backup Pilha secundária incorporada
Tempo de início Aprox. 0,1 s (com base nos padrões de teste CIPA)

Dimensões e peso
Dimensões (LxAxP) Aprox. 128,8 x 97,5 x 61,9 mm / 5,1 x 3,8 x 2,4"
Peso Aprox. 475 g / 16,8 oz (apenas o corpo principal)

Ambiente operacional
Faixa de temperatura de operação 0 a 40 °C / 32 a 104 °F
Faixa de umidade operacional 85% ou menos

Conjunto da bateria
Tipo LP-E5 - Bateria de íons de lítio recarregável
Tensão nominal 7,4 V CC
Capacidade da bateria 1080 mAh
Dimensões (LxAxP) 36 x 14,7 x 53,1 mm / 1,4 x 0,6 x 2,1"
Peso Aprox. 50 g / 1,8 oz (excluindo tampa de proteção)

Carregador de bateria
Tipo LC-E5
Bateria compatível Bateria LP-E5
Tempo de recarga Aprox. 2 horas
Valores nominais da entrada 100 a 240 V CA (50/60 Hz)
Valores nominais da saída 8,4 V CC / 700 mA
Faixa de temperatura de operação 0 °C a 40 °C / 32 °F a 104 °F
Faixa de umidade operacional 85% ou menos
Dimensões (LxAxP) 67 x 26 x 87,5 mm / 2,6 x 1,0 x 3,4"

Peso Aprox. 80 g / 2,8 oz

Kit da objetiva
Distância Focal EF-S 18 a 55 mm f / 3,5 a 5,6 IS
Extensão diagonal: 74° 20' a 27° 50'
Extensão horizontal: 65° 30' a 23° 20'
Extensão vertical: 45° 30' a 15°40'
Construção da objetiva 11 elementos em 9 grupos
Abertura mínima f/22 - 36
Distância focal mínima 0,25m /0,82 pés (a partir do plano do sensor da imagem)
Ampliação máxima e campo de visão 0,34x (em 55 mm)
Diâmetro do filtro 58 mm
Parasol EW-60C
Diâmetro x Comprimento Aprox. 68,5 x 70 mm / 2,7 x 2,8"
Peso Aprox. 200g / 7.1 oz
Caixa LP814



Tutoriais

Efeito Preto e Branco Photoshop

Efeito Sepia Photoshop

Curso de Fotografia Tripode

Efeito Preto e Branco PhotoShop

Efeito Sepia PhotoShop

A fotografia e a Sociedade

A sociedade fotográfica

Como todas as outras atividades a fotografia cria seus próprios grupos sociais. Surgem lugares onde fotógrafos se encontram, publicações especializadas, gírias, conceitos de valores, enfim, uma sociedade da fotografia, um mundo cultural com suas regras e peculiaridades.

Os pontos de encontros

Sejam físicos ou virtuais, cada vez mais surgem lugares onde fotógrafos se reúnem para trocar experiências, tirar dúvidas ou apenas papear. Mas com a popularização da internet os locais virtuais, ou seja, na rede, se multiplicaram até um ponto que seria impensável há alguns anos atrás.

O advento da fotografia digital também criou um numero maior de fotógrafos amadores, que querem meios também digitais para se envolver mais com a fotografia. Cito as listas de discussão, em especial as do Yahoo! como um dos primeiros locais para fotógrafos conversarem na internet. A lista FotoBrasil por exemplo (http://br.groups.yahoo.com/group/FotoBrasil) foi fundada em 1998, ainda na web 1.0, e já teve 85 mil mensagens postadas. Com 1467 membros, reúne desde renomados fotógrafos até amadores e iniciantes.

O Photosig também foi um pioneiro na postagem de fotos para comentários, e até hoje reúne principalmente profissionais. Outros sites nacionais seguiram esse modelo. Depois surgiram os Blogs, Fotoblogs e Orkut, e nos últimos anos Flickr e Picasa também ganharam força. Há muitos outros claro, na verdade é difícil listar, pois são muitos e de muitos tipos os sites onde fotógrafos podem postar fotos e comentários.

Eu ainda participo de um Foto-Clube, o Grupo Luminous de Fotografia, fundado em 2000 aqui em São Paulo, do qual sou associado. O "Grupo Luminous" é formado por fotógrafos profissionais e amadores que se reunem, para trocar experiências, discutir técnicas, tendências e equipamentos e para apresentarem seus trabalhos e debatê-los.

Saídas fotográficas

Outro movimento social que ganhou força, dentro do mundo da fotografia, foram as saídas fotográficas. Uma saída fotográfica é quando um grupo de fotógrafos se reúne e saí junto pelas ruas ou um local específico para fotografar. Eles se juntam assim por segurança ou para desenvolverem o tema em conjunto.

As saídas em si não são novidade, mas é inédito a quantidade em que elas tem acontecido. Grupos de alunos, amigos, membros de listas na internet, usuários do flickr, enfim, diversos tipos de grupos, desde amadores á profissionais, em turmas bem organizadas ou não, tem saído ás ruas para registrar a vida da cidade. Em São Paulo essas saídas são quase semanais. No flickr há um grupo chamado “Saídas/rolês em SP” onde os fotógrafos marcam encontros, mostram as suas fotos e até planejam um livro coletivo.

Amizades

Para mim, nestes 11 anos como fotógrafo, a fotografia se mostrou uma ótima fonte de bons amigos. Acho que pelas próprias características da atividade, ou seja, ser uma mistura de técnica e arte, e ainda ter diferentes aplicações variadas como arte, lazer, hobby, trabalho ou estudo, acaba atraindo pessoas muitos diferentes entre si, porém sempre de nível cultural elevado.

É uma atividade multi-interessante e que atrai pessoas muito interessantes!

Querer penetrar num meio de comunicação, ter controle sobre a criação, desenvolver um hobby, ou seja, sair do lugar comum, não se conformar mas sim dar forma ao mundo ao seu redor, são atitudes engajadas. É como ir par a margem da sociedade, já que no centro estão os conformados. Não se conformar é ser agente das mudanças. E a fotografia muitas vezes é isso, pois é uma das ferramentas que podem ajudar a modificar o mundo.

O lugar da fotografia na sociedade

A fotografia usa a sociedade e a sociedade usa a fotografia. Ao longo dos quase dois séculos da fotografia, ela foi usada para contestar e para apoiar grupos sociais, governos e indivíduos. Mas a técnica fotográfica também se beneficiou da sociedade. Graças ao desenvolvimento tecnológico, primeiro da revolução industrial e depois da informática, apenas para não me estender, a fotografia surgiu e se desenvolveu muito. Também graças aos meios de comunicação em massa e ao consumismo a fotografia passou a ser cada vez mais consumida, o que possibilitou investimentos cada vez maiores em câmeras, filmes, papéis, lojas e em todo o universo fotográfico.

Hoje a fotografia é parte essencial da sociedade. Presente em praticamente tudo, pode levantar ou derrubar celebridades, confirmar notícias, desmentir políticos, servir á fofocas, vender revistas, promover sites e contar piadas.

Com usos tão variados e com toda sua abrangência, a fotografia é quase onipresente, isso é ampliado pelas vendas de câmeras digitais que aumentaram de forma incalculável (pois não se sabe quantas são vendidas no mercado ilegal). Dessa forma a sociedade sofre até mesmo uma overdose fotográfica.

Yuri Bittar
Designer / Fotógrafo / Historiador
Atualmente ministra o curso A fotografia e a Cultura Visual
http://www.yuribittar.com
http://www.2communication.com

Índice de Arquivos

Arquivo RAW

A Fotografia e a Sociedade

A busca pela perfeição técnica na fotografia amadora

O Momento Click

Técnica da Lente Invertida

Arquivos extensão RAW

Fotografe em RAW

Chegou a hora de usar pra valer. O melhor formato de arquivo para gravar suas fotos era o JPEG. Não pela qualidade mas sim para comprimir arquivos e ter o melhor custo beneficio, mesmo perdendo um pouco. Porém o RAW, hoje encontra suporte em todos os principais softwares de edição de imagens, o Custo dos cartões caiu muito e o custo de armazenamento de dados HDS e DVDs está muito baixo, por exemplo vi hoje um HD de 500GB está saindo por R$ 390,00

O que é RAW?

O RAW não é um formato único. Cada fabricante de câmeras digitais tem o seu próprio formato nativo e, coletivamente, estas formatos são conhecidos como RAW. O RAW da Canon, por exemplo, usa a extensão .cr2, enquanto a Nikon cria arquivos.nef. Os formatos RAW são todos únicos e proprietários e incompatíveis entre eles. A Adobe irritada com a falta de um padrão criou o seu próprio RAW que é o .DNG ( digital negative ).

Se eu fosse um fotografo o que eu faria em relação a isto ?

1) Se usar o Adobe Lightroom, ( que é um show ) simplesmente na hora de baixar as imagens para dentro do computador use a opção "copy photo as digital negative (dng) and import" significa baixar para o pc permanecendo em RAW porém da adobe pois posso editar, melhorar arrumar e continuar salvando em RAW pois se for CR2 ou NEF eu edito no photoshop e ai tenho que salvar em jpg ou outro formato pois não consigo salvar no proprio arquivo.

2) Outra forma, é um programa free da própria adobe que já ao baixar as imagens RAW transforma em DNG (RAW da Adobe ) sem perda alguma para depois editar no photoshop ou outro editor http://www.adobe.com/br/products/dng/

Não importa seu RAW, a idéia é a mesma. Os arquivos RAW são representações cristalinas do que é capturado pelos sensores da câmera quando você dá o click.imagens totalmente não processadas.

Ser for JPEG, a câmera através do processador executa um conjunto de rotinas como ajustes de nitidez, do balanço de branco e correções de cor.

O mais importante é que o RAW preserva todas as cores como originalmente capturadas, usualmente 16 bits por pixel. Quando uma foto é gravada em JPEG, a câmera reduz o número total de cores para 8 bit por pixel. Resumindo, se você editar suas imagens depois, a fidelidade do RAW resultará em melhores fotografias.

Raw então é a oitava maravilha ?

Sim, porém, pode existir algumas desvantagens em trabalhar com o RAW:

1)Se sua Camera for antiga leva mais tempo para salvar as imagens no cartão. Neste momento também se você tem uma camera mais moderna atente para a velocidade de gravação do seu cartão de memória.

2)O tamanho dos arquivos é outra coisa a se levar em consideração. arquivos JPEG de melhor qualidade ficam em torno de 2.5mb à 3.5mb, enquanto seus equivalentes em RAW ocupam 5 MB a 7mb. Isso pode não ser um problema pois os valores de cartões gigantes ficaram muito baratos e cada vez mais este custo vem baixando.

Transferindo imagens RAW para o PC

Não há nada diferente relativo aos formatos RAW sobre transferência das imagens da câmera para o computador. Seja qual forma for a comunicação é a mesma para arquivos JPG. Depois de baixar os arquivos no PC, muda um pouco.

Software compatível com RAW

O Windows XP não conhece absolutamente nada sobre arquivos RAW. Nas suas pastas, imagens RAW aparecerão com ícones sem identificação ou descrição alguma e não haverá previews ou miniaturas das fotos. Clicar duas vezes sobre o arquivo, portanto, não produzirá efeito algum se não estiver linkado a nenhum software. Muitos softwares tornam as imagens RAW equivalentes a qualquer outro formato de imagem reconhecido pelo Windows.

Trabalhar com arquivos RAW vai variar um pouco, pois quando você abrir no photoshop antes mesmo de abrir ele abre o plugin da camera que é uma ferramenta poderosa e linda, que permitem muitos ajustes antes de virar uma foto é como se você não tivesse finalizado a captura. por exemplo, ajuste de brancos, exposição, nitidez, histograma e muitos outros ajustes.

Experimente, você vai gostar do resultado. Na realidade, você não verá uma dramática diferença de qualidade ao comparar fotografias nos dois formatos, porém se pra você uma lente um pouco melhor faz a diferença pois aumenta um pouco a qualidade, esta na hora de mudar. O benefício real do RAW é facilitar a obtenção de resultados muito bons após a edição das imagens no PC, porém se você não gasta tempo editando suas fotos, então o RAW pode não ser importante.

Espero ter ajudado a entender melhor, maiores explicações fale comigo.

Luciano Zandoná
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