"Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas." (Gn 1.3-4)

"A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."
Ivan Lima

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MacroFotografia Lente Invertida

MacroFotografia

Tecnica da Lente Invertida








Não é novidade alguma que na fotografia, seja amadora ou profissional, é necessário usar a criatividade. Nos dias de hoje, quando tudo está muito caro, é preciso usar a imaginação ao extremo!
O maior problema para maioria dos fotógrafos é o preço das objetivas. Mas tem como dar um jeitinho pra algumas situações. Uma delas, é o macro.
Existe uma técnica para a substituição da lente de macro até conhecida, mas pouco falada: a inversão da lente, no sentido mais literal da expressão. Não é uma técnica muito ortodoxa, mas de belíssimo resultado. Com ela você retira a lente da câmera, acopla a parte da frente no lugar de onde foi retirada, segurando sempre, já que não tem como rosquear. Daí é só se aproximar o máximo do objetivo e ir afastando bem lentamente observando o foco. Previamente, o telêmetro deve estar marcando a distância mínima e não deve ser mexido no momento da focalização do objeto. É isso mesmo: nessa técnica, deve-se focalizar afastando-se ou aproximando-se do objeto.
Como todas as lentes tem seus prós e contras, aí vão algumas dicas:
- para se ter uma boa profundidade de campo é necessário que as fotos sejam feitas ao ar livre ou com boa iluminação indireta (interiores com com grande iluminação natural) de preferência com abertura menor que f 4.
- tem que haver uma firmeza muito grande nas mãos se for fazer sem tripé. Isso porque uma das mãos sustenta somente a câmera e a outra somente a lente. Como qualquer macro, é necessário que as mãos fiquem bem firmes pois os resultados são desastrosos. Se não houver certeza, use um tripé ou aumente a velocidade do obturador.
- velocidades acima de 1/125 tendem a evitar que o objeto esteja tremido, seja pelo movimento dele ou um leve tremor do fotógrafo.
- os resultados saem lindos com um filme de ISO 400, mas as cores tendem a ficar mais contrastantes de for ISO 200 ou menor.
- não se esqueça que pra melhor resultado, é necessário que o telêmetro esteja posicionado na menor distância focal.

Veja algumas fotos feitas por min, utilizando esta técnica no link abaixo:
Técnica da Lente Invertida

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO